SES reforça ações de saúde durante Romaria de Trindade

0
Pessoas em caminhada em avenida de Goiás.
Compartilhe

Pessoas em caminhada em avenida de Goiás.

Pessoas em caminhada da Romaria (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) dedica atenção especial à rede de saúde disponível no município de Trindade, em decorrência do grande número de visitantes que o município deve receber durante a Festa do Divino Pai Eterno, que acontece entre os dias 23 de junho e 2 de julho.

Com isso, as unidades de saúde como os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), da Criança (Hecad), de Urgências de Goiás (Hugo) e de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), estão em alerta. Além disso, a população poderá contar com o serviço de vacinação, que estará disponível nos postos de saúde e na van da vacina.

Umas das principais preocupações das autoridades da área da saúde, é com a imunização contra a gripe influenza e o reforço da Covid-19 com a vacina bivalente. Somente este ano, o estado de Goiás registrou 416 casos de influenza, com 40 óbitos – 17 deles idosos. A cobertura vacinal de influenza do grupo é de 48,84%, distante da ideal (95%). Já o número de casos de Covid-19 é de 744, com 179 óbitos, sendo 137 de idosos. 

A vacina contra a influenza pode ser aplicada em pessoas que tenham a partir de 6 meses de idade. Já a vacina contra a Covid-19 está liberada para as pessoas acima de 18 anos, com pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses.

Grupos técnicos da SES, para elaborar planos de ação e definir pontos focais de cada área da saúde para garantir o monitoramento, assistência e atendimento em tempo hábil, estarão presentes na festividade. Também será intensificado o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, com identificação de criadouros nas semanas que antecedem a festa e limpeza da cidade, em articulação com o município.

A recomendação da SES é que os turistas se vacinem com antecedência, uma vez que o tempo mínimo para que o corpo esteja apto a responder adequadamente contra o vírus é, em média, de 15 dias após a aplicação da dose.

Em relação à caminhada, a orientação da saúde é que as pessoas façam alongamento antes, durante e após o trajeto, mantendo um ritmo tranquilo, sem esforço excessivo. Quem sentir dores, falta de ar, cansaço anormal e confusão mental deve procurar um ponto de atendimento à saúde o mais rápido possível. As vestimentas devem ser adequadas ao tempo seco e frio à noite e de manhã, e ao calor intenso à tarde. Os calçados devem ser confortáveis.


Compartilhe