Goiânia confirma primeira morte por dengue

0
Goiânia confirma primeira morte por dengue
Compartilhe

A capital Goiânia confirmou nesta quarta-feira, 21, a primeira morte por dengue na capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é uma mulher com mais de 60 anos. A cidade tem 2.542 casos de dengue confirmados e mostra aumento de 67,2% em relação ao boletim anterior que contabilizava 1.520 casos.  Goiânia tem 80 casos confirmados de chikungunya, e dois casos prováveis de zika vírus. Com a morte confirmada, Goiânia passa do nível 2 para o 3, de alerta para a dengue.

Ações de combate

Entre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya estão as as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs). Dados do Ministério da Saúde mostram que 75% dos focos estão nos quintais das residências dos moradores.
A Região Norte da Capital está no foco do combate esta semana durante as ações que integram o 1º Mutirão de Goiânia de 2024. Durante dois dias de força-tarefa, os agentes visitaram 3.529 casas.

Armadilhas

Outra medida adotada em Goiânia são as armadilhas In2Care para o controle do Aedes aegypti. Para o trabalho, que é realizado por uma tecnologia holandesa, que emite substâncias que atraem as fêmeas para depositar os ovos no interior de um recipiente semelhante a um balde que contém larvicida e um fungo para contaminar os mosquitos durante a postura dos ovos, foram adquiridos 3.250 equipamentos. Além desses, outras oito mil unidades serão adquiridas pela SMS.

As armadilhas estão instaladas em locais estratégicos da cidade, como nos setores Jardim Novo Mundo, Vila Nova, Setor Universitário e Parque Tremendão, e a iniciativa tem se mostrado extremamente eficaz no controle dos mosquitos da dengue, uma vez que houve uma redução de 49,1% de casos nos quatro setores quando analisado os registros de 2022, quando a tecnologia foi instalada, e de 2023, após um ano de utilização da tecnologia pela Prefeitura de Goiânia. Na análise mensal, por exemplo, em janeiro de 2022 foram registrados 635 casos e em janeiro de 2023 foram registrados 237 casos, com uma redução de 62,6%.

Vacinação

A prefeitura de Goiânia mantém a vacina contra dengue nas 72 salas de imunização, das 8h às 17h, para o público -alvo determinado pelo Ministério da Saúde que é de crianças de 10 e 11 anos.


Compartilhe