Inverno em Goiás terá presença insistente de massas de ar seco

0
Inverno em Goiás.
Compartilhe

O inverno no Brasil já começou e segue até o dia 23 de setembro. Em Goiás, uma das principais características da estação é a presença insistente de massas de ar seco, o que provoca queda na umidade relativa do ar.

Nesse período do ano, surgem mais casos de doenças respiratórias, uma vez que caem os níveis de chuva e aumenta o risco de queimadas. Esses fatores são intensificados pelo fenômeno do El Niño.

Além disso, nessa estação de inverno, é comum que massas de ar frio venham do Sul e puxem uma diminuição na temperatura, no entanto, essas quedas ficam mais restritas às manhãs e madrugadas.

Diante da situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que devido às inversões térmicas comuns durante o período da manhã, pode haver a possibilidade de formação de nevoeiros e/ou névoa úmida no Sul e Sudeste do estado, o que pode ocasionar diminuição de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.

A média diária para a umidade relativa do ar é de 30% com picos de queda abaixo dos 10%, segundo expectativa do Inmet para o período. O alerta para a população, recomendado pelas organizações de saúde, é diminuir atividades físicas de grande esforço durante o pico do sol e aumentar a ingestão de líquidos.


Compartilhe