Marina Silva remarca visita à Goiânia por motivos de saúde

0
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Compartilhe

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), que seria homenageada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nesta segunda-feira, 12, remarcou a visita ao estado para o dia 4 de julho às 19h.

Marina Silva, que está acamada com fortes dores nas costas desde a última quarta-feira, 7, sugeriu a nova data, que já foi confirmada pelo presidente da Alego, deputado estadual Bruno Peixoto (UB). O pedido para que a agenda fosse suspensa, foi do médico da ministra.

Na solenidade ela vai receber a Comenda Washington Novaes, que dignifica as personalidades que se destacaram na defesa ambiental. A comenda foi criada pelos deputados Antônio Gomide (PT) e Humberto Aidar (PT), que atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

No total, 30 pessoas serão homenageadas, dentre elas, o artista plástico Siron Franco e os professores Altair Sales Barbosa, Laerte Guimarães Ferreira Júnior e Rodrigo Borges Santana. Além desses, receberão a Comenda, o delegado Luziano Severino, o ex-secretário do Meio Ambiente, Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico; o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, idealizador Parque Macambira Anicuns (do Puama), Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian), líder histórico do povo Kuikuro, registrado por Washington Novaes no documentário Xingu (1985).

 

Comenda  Washington Novaes

Washington Novaes foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental. Ele nasceu em São Paulo e estabeleceu-se em Goiânia no início dos anos 1980, onde começou escrever no jornal Diário da Manhã e depois no O Popular, onde manteve uma coluna sobre as questões e problemáticas ambientais até o final de sua vida.

Novaes foi comentarista de um programa ambiental, Repórter Eco por quase 20 anos e era consultor de jornalismo da TV Cultura. Enquanto jornalista, desenvolveu inúmeros trabalhos em favor dos povos indígenas e da proteção e defesa da Floresta, entre eles “Xingu, a Terra Mágica”, que era uma série de dez programas levada ao ar pela extinta Rede Manchete de Televisão, em 1985 e em 2006, o documentário “Xingu, a Terra Ameaçada”.


Compartilhe