O agro necessita se comunicar melhor
Caríssimos e caríssimas, o agro vem se adaptando ao longo de sua trajetória.
As primeiras adaptações foram na área técnica domando o cerrado, tentando trazer tecnologia ao cerrado. Aos poucos o agro foi se adaptando também às novas legislações trabalhistas, novas legislações ambientais. Essas adaptações foram transformando o agro e fazendo o agro ser mais moderno, sofisticado e mais inclusivo. Entretanto o mundo segue em uma mutação contínua e, assim sendo, esta jornada não tem fim. Ela é sem fim. Ela é ad aeternum, pois demandas da sociedade de hoje são completamente diferentes das demandas da sociedade de anos atrás. E com absoluta certeza são completamente diferentes das demandas de daqui a alguns anos.
Abordando um ponto que os produtores rurais têm sentido fragilidade é a mudança na área política. Em verdade, o agro tem um peso enorme na área da economia brasileira. Na geração de emprego, na geração de renda, na sua capacidade de impactar o PIB.
Contudo, o seu papel mais importante é na balança comercial. O agro é o principal responsável pelo saldo positivo da nossa balança comercial. Aqui ele é líder absoluto. Pois bem, se na área financeira o agro conseguiu essa relevância o que fazer para construir essa mesma relevância na área da representatividade da política? Quando fala em política, não estou falando da política partidária. Nós temos que ter uma visão mais ampla, mais holística. Estou falando na política social, política classista. A sociedade entender o agro como fundamental para a própria sociedade. É dessa área que eu estou falando. E o que nós precisamos fazer para o agro ganhar esta relevância? O que o agro precisa fazer?
Para que isso ocorra, a comunicação precisa ser eficiente, ela tem que ser direta, o agro necessita se comunicar melhor. Não bastam as boas práticas socioambientais, não basta uma boa capacidade de geração de renda, emprego, não basta atrair investimentos e não basta ser um dos principais responsável pela adoção de novas tecnologias. Precisa-se de tudo isso e ainda se comunicar melhor com a sociedade. Porque a nossa sociedade está cada vez mais sofisticada. E o agro vai conseguir se comunicar melhor. É fundamental para a sociedade brasileira, é fundamental para o agro, é fundamental para o Brasil.