O valor do espaço criativo na sociedade
Olá amigos do sinal aberto. A economia criativa necessita de estratégias potentes. Uma pesquisa feita na Europa apontou que uma das principais estratégias, que uma cidade pode adotar para fortalecer a sua economia criativa, é criar espaços de encontros físicos e espaços virtuais.
Conseguir através desses espaços gerar encontros trocas e ampliar assim a criatividade na cidade. Pensar como um conserto de espaços culturais. A necessidade de criar uma rede pública de espaços culturais próximos com critérios de sustentabilidade.
Em paralelo também podem haver espaços privados que respondem a outras lógicas e também podem interagir com a rede pública. É uma coreografia com outras áreas através desses espaços. A rede de espaços criativos devem interagir com outras áreas não essencialmente culturais ou criativas como a educação, a saúde, o esporte, a segurança, o trabalho, agricultura, indústria e comercio, turismo e tantos outros.
Pensar que são espaços de negociação, espaços de diálogo intercultural, espaços de educação, espaços de difusão cultural, espaços que são plataformas de engajamento social, de cidadania e dignidade, espaço de educação ambiental, espaço para colaboração colaborativas, para a integração, para realizar vivências e experiências inesquecíveis.
Esses espaços são portais de descobertas que transversalizam ações gerando assim uma reconstrução das identidades locais. É muito importante pensar como podemos gerar experiências inesquecíveis através da criatividade. Cerzindo relacionamentos e fazendo com que os papeis dos moradores da cidade sejam de ampla participação.
Eles (moradores) participarem não só como público mas também como formuladores, como cuidadores, como curadores desses espaços reforçando assim a coesão social, o sentimento de comunidade, a identidade local, o senso de pertencimento, o orgulho da nossa cidade.