Polícia Federal investiga suposto desvio de recursos do SUS em Senador Canedo
A Polícia Federal investiga supostos desvios de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Senador Canedo. De acordo com o que foi apurado pela Operação Teste Rápido, deflagrada nesta quinta-feira, 6, um ex-secretário de Saúde do município, que não teve o nome divulgado, teria desviado recursos públicos através de contratações irregulares. O então titular da pasta da Saúde, em acordo com uma empresa, teria superfaturado valores de produtos por ela fornecidos, aproveitando-se da situação de emergência da pandemia de covid-19.
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Os policiais buscam agora reunir mais provas de que a empresa foi contratada por meio de dois procedimentos de dispensa de licitação direcionados, movimentando mais de R$ 1 milhão. Além disso, a empresa em questão, era ligada a uma pessoa próxima ao então secretário, e, não atuava no ramo de produtos médicos.
De acordo com a investigação houve também a participação de outros agentes públicos municipais. Por envolver a aplicação de verbas federais, em especial recursos do SUS, houve a fixação da competência da Justiça Federal.
A investigação teve início a partir de denúncia da Procuradoria Geral do Município de Senador Canedo à Polícia Civil de Goiás.