Povos yanomami recebem vacinas bivalentes contra a Covid-19 neste sábado
A campanha de vacinação dos povos yanomami começa neste sábado, 25, coordenada pelo Ministério da Saúde. Eles recebem as vacinas bivalentes contra a Covid -19, além dos imunizantes de rotina do calendário adulto e infantil. Segundo m MS, cerca de 20 mil doses contra a Covid serão aplicadas em indígenas de seis comunidades: Surucucu, Kataroa, Maloca, Paapiú, Auaris, Missão Catrimani e Waputha.
Os povos deveriam ser vacinados juntamente com os demais grupos prioritários dentro da campanha nacional que começa na próxima segunda-feira, 27, mas devido a situação classificada pelo ministério como “grave crise sanitária e humanitária encontrada no território”, a vacinação foi antecipada para hoje.
Os procedimentos são realizado junto à Secretaria de Saúde de Roraima, com o apoio de profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estão atuando na Terra Indígena Yanomami.
Atendimentos em terras yanomami
Passados trinta dias da declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional em terra yanomami, o governo federal já contabiliza mais de cinco mil atendimentos médicos a indígenas encontrados na região.
A evolução do quadro clínico das crianças acompanhada pela ação da Força Nacional do SUS é positiva. 78% delas evoluíram de quadro grave de desnutrição para moderado.