Prazo para solicitação de queima controlada termina nesta sexta-feira, 30

0
Queima controlada em Goiás.
Compartilhe

O prazo para solicitação de autorização de queima controlada na agricultura e também para pesquisa científica e tecnológica em Goiás, termina nesta sexta-feira, 30, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O pedido deve ser feito diretamente para a Semad.

A formação de aceiros em plantações agrícolas (majoritariamente de cana de açúcar) é a principal atividade requerida nas autorizações de queima controlada nos últimos anos, em Goiás. Segundo a Secretaria, os talhões na lavoura são queimados para evitar que focos de incêndio se espalhem, ou para impedir que as chamas atinjam determinada propriedade rural depois de se alastrarem pela margem de uma rodovia, por exemplo. 

A instrução da Semad proíbe o uso do fogo em distâncias inferiores a 1 km da área urbana consolidada; a menos de 100 metros de subestações de energia elétrica; no entorno de unidades de conservação; estações de telecomunicação; linhas de transmissão, e a menos de 15 metros de ferrovias ou rodovias.

Além disso, antes de começar o procedimento, o proprietário deve avisar os vizinhos e o Corpo de Bombeiros com antecedência. Vale lembrar que, para a ação, é obrigatório que o proprietário providencie pessoal treinado e com equipamentos apropriados para atuar no trabalho.

Ainda de acordo com a Semad, a preferência é que a queima ocorra quando a umidade relativa do ar estiver acima de 20%, no período noturno e os períodos de temperatura mais elevada devem ser evitados. O fato do fechamento da janela ser feito no final de junho é justamente para evitar essa ação durante o momento com mais riscos de incêndios no estado.


Compartilhe