Cerca de 60 milhões de brasileiros tem alteração no hálito

0
Mau hálito depende da saúde bucal
Compartilhe

Dia 20 de março é dedicado à Saúde bucal e uma das consequências da falta de cuidado com a boca é o mau hálito, também chamado de halitose. O problema atinge 32% da população mundial, segundo estudos recentes. No Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas apresentam alteração no hálito, de acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

As pesquisas mostram que mais de 95% dos casos de mau hálito são de origem bucal, explica a dra. Karyne Magalhães, presidente da Associação Brasileira de Halitose, ABHA. A halitose tem tratamento e ao diagnosticar os fatores da alteração no hálito, o dentista institui um tratamento para cada paciente.

A presidente da Associação Brasileira de Halitose, faz um alerta sobre os cuidados com a boca. “Para evitar o mau hálito, a cárie, as doenças das gengivas, outras doenças bucais e os lábios rachados, lembre-se, é preciso cuidado. Passe fio dental ou fita pelo menos duas vezes ao dia. Escove os dentes após as principais refeições pela manhã, almoço e no jantar. Dê preferência a uma escova macia e de cabeça pequena para alcançar o último dente. Lembre-se também de limpar a língua com escova ou com limpador de língua. E por último e não menos importante hidrate bem os seus lábios. Cuidar da bucal é manter a tranquilidade de um bom hálito e de dentes saudáveis”.

Para finalizar as dicas sobre a saúde bucal, Karyne Magalhães ressalta a necessidade de uma boa alimentação com a inclusão de frutas, como maçã e laranja, e folhas escuras, como couve e espinafre para minimizar os efeitos da halitose.


Compartilhe