Trabalho x Felicidade ou Trabalho + Felicidade

0
felicidade no ambiente de trabalho e na vida
Compartilhe

Será que realmente dá para ser feliz no mundo corporativo, seja trabalhando como funcionário de empresa, ou como empreendedor? Como consultor, mentor ou professor? Será que dá realmente ser feliz no nosso trabalho?!
Eu acredito que sim. Essa ideia de que você vai ser feliz na sua vida pessoal e o trabalho é para ganhar dinheiro, para manter a sua subsistência, já não se sustenta há muito tempo. É justamente por isso que temos cada vez mais dificuldades de conquistar os talentos que trabalham conosco. Você empresário, líder, diretor de uma grande empresa, já parou para pensar a respeito disso? Porque é tão difícil termos bons profissionais trabalhando conosco por um longo tempo?

Antigamente a ideia era: estude, se capacite, encontre uma empresa boa e se esforce, permanecendo lá até a sua aposentadoria, custe o que custar. Isso funcionava na época dos nossos pais e dos nossos avós, mesmo eu que sou da Geração X (que está entre os 45 e 60 anos) onde o trabalho tem um significado mais forte do que as gerações mais novas, não penso assim. Nós, não acreditamos mais que é possível ter só uma carreira, ter que aguentar as coisas ruins do ambiente de trabalho, uma liderança tóxica, ou uma cultura organizacional conservadora.
No dia 20 de março comemorou-se o DIA DA FELICIDADE. Discutir a felicidade no mundo corporativo tornou-se cada vez mais imprescindível, se quiser desenvolver uma carreira de sucesso ou conquistar talentos para ter os melhores resultados na sua empresa.

A chamada Geração Millennials, pessoas nascidas a partir da década de 80, são pessoas mais individualistas, que já nasceram num mundo de muita informação, de mais oportunidades. São filhos de pais e mães que já estavam no mercado coorporativo, que tiveram poucos filhos e que trabalharam muito para prover qualidade de vida para os descendentes. Então são crianças que se tornaram mais exigentes e mais autocentradas. Além deles, temos as Gerações Z (nascidos na virada dos 2000) e a Alpha (nascidos a partir de 2010, e que daqui a alguns anos já estarão no mercado de trabalho).

Esses jovens e jovens adultos pensam que não há divisão entre o lado pessoal e o lado profissional. Se eu sou uma pessoa feliz, ou se eu quero ser uma pessoa feliz, eu vou buscar essa felicidade não só na minha família, no meu círculo de amizades, na comunidade em que vivo, mas também no trabalho que eu desenvolvo.
Quando sabemos que cerca de 80% dos profissionais que pedem demissão, fazem isso por conta dos seus chefes, mostra que ninguém quer viver numa situação do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, em empresas que destroem o meio ambiente ou apoiam a violência. Felicidade e Propósito andam juntos.

Por isso é importante que as empresas se desenvolvam para atingir uma cultura de inovação, baseada na colaboração, onde as pessoas são importantes, onde você está sim buscando resultados, mas as são pessoas respeitadas e têm flexibilidade e autonomia para desenvolverem o trabalho que gostam da forma que elas jugam mais correta, e com isso, atingindo o resultado esperado. Então não dá para ter uma empresa que avalia as pessoas por elas estarem chegando ou não no horário, ou se estão ficando após o horário. Pessoas que são avaliadas porque obedecem ou porque não faltam, mas sim pessoas que estão entregando seu melhor, que se sentem motivadas e que consigam motivar quem está ao seu redor. Sim, é possível ser feliz no mundo corporativo!!!

Então fica a dica: Para você que é empresário ou diretor, cuide do que chamamos de Índice de Felicidade para manter o engajamento de sua equipe. Para você que é um profissional, que está no começo, no meio ou no final da carreira, busque empresas que cuidem de seus colaboradores, empresas que valorizam as boas relações, que têm o clima organizacional favorável. Sim, elas existem. Permanecemos muito mais tempo no nosso trabalho do que em casa com nossos familiares e/ou amigos. Então é importante se ter bom lugar para trabalhar, um lugar que permita que sejamos felizes e produtivos.

Uma excelente vida feliz para todos nós!

 


Compartilhe