Tendências do mercado de trabalho em 2023

0
Mercado de trabalho 2023 tem agronegócio e tecnologia
Compartilhe

Se Sua  Carreira é o Nosso Negócio, vamos falar de ótimos negócios?

Você sabe para onde o mercado está crescendo e quais são as tendências de mercado em 2023? Já chegamos no fim do primeiro trimestre do ano, isso significa que temos somente nove meses para fazermos deste o melhor ano das nossas carreiras. As tendências de mercado seguem uma lógica mundial, nacional e regional com as particularidades de cada Estado. Em Goiás temos uma forte presença do Agronegócio, mas também nos tornamos um polo de tecnologia com várias fábricas de softwares.

Temos empresas cada vez maiores que precisam de estruturação, então a área de Gestão de Pessoas passa a oferecer muitas vagas de trabalho, assim como tudo o que está ligado ao digital, seja a parte da tecnologia ou as atividades ligadas ao comércio e ao marketing digital. Se você tem afinidade com essas áreas e está iniciando a carreira, busque cursos focados nas áreas mencionadas anteriormente. Se você não é aquele jovem que está com seus 17 ou 18 anos, prestando vestibular ou entrando na faculdade, tem a oportunidade de estudar agora que já está no mercado de trabalho, foque em cursos tecnólogos, que são graduações reconhecidas pelo mercado e pelo MEC, mas que são mais curtas e isso vai deixar você pronto mais rapidamente para o mercado.

Agora vamos falar sobre quais seriam os principais cargos nessas áreas que estão crescendo bastante em 2023?
Vamos começar falando sobre o Agronegócio. Enganam-se as pessoas que acreditam que quando falamos de oportunidades de trabalho ligadas a esse segmento, falamos somente daquele trabalho operacional, do trabalho “da roça”.

Estamos falando de profissionais com formação técnica e superior em veterinária, agronomia, administração, produção logística e tecnologia, porque hoje as fazendas são grandes negócios. Precisamos de profissionais também que se especializaram na agroindústria, alimentícia ou de grãos, bem como pessoas que se estudaram tecnologia para gerar inovação na área do agronegócio.

Falando em tecnologia temos que falar da força do digital, então temos especificamente em tecnologia um crescimento muito grande dos desenvolvedores de sistemas e de aplicativos. Atualmente, não tem como pensar em nenhum modelo de negócio que não envolva tecnologia. Além da parte técnica do digital, que são os desenvolvedores, temos também uma demanda de profissionais da área de marketing e da área comercial dentro do digital. São profissionais que dominam o marketing digital, a gestão de redes sociais, a gestão de tráfego, que entendam de lojas virtuais e de e-comerce.

Por fim, não querendo “puxar a sardinha” para o RH, que é a minha área, vemos um crescimento da gestão de pessoas e todas as suas ramificações, desde o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança do trabalho, gestão de benefícios, gestão de cultura e clima organizacional. Estando cada vez mais difícil você encontrar os talentos prontos no mercado, faz-se necessário desenvolver os talentos que já estão na empresa, criando cada vez mais estratégias de conquista desses talentos nas organizações.

Como essa conquista ocorre? Você precisa fazer com que a empresa tenha o melhor clima organizacional, tornar a cultura daquela organização uma cultura inovadora, ter uma boa gama de benefícios, boas políticas de remuneração e de crescimento dentro da empresa e, principalmente, um trabalho de desenvolvimento das lideranças para que as mesmas ajudem a empresa a fazer toda a engrenagem girar.

Vamos conversar mais sobre a Gestão Organizacional nas próximas colunas, principalmente o papel das Lideranças no Desenvolvimento e Conquistas de Talentos. Espero que eu tenha contribuído com informações sobre tendência de mercado.

Fiquem atentos, pois o segundo e o terceiro trimestres do ano são os mais movimentados para encontrar as melhores oportunidades de trabalho!!


Compartilhe