No Agro, sempre tenha proximidade com um ancião sábio

0
O agro precisa olhar e aprender com os mais sábios
Compartilhe

O mercado de soja está dando um grande susto nos produtores rurais. Surpresa dia a dia. Ao invés de ficarmos olhando o que ocorreu, vamos entender quais são os melhores caminhos para a realidade atual.
Os produtores lá já estão construindo os seus custos para a safra 2023/2024. Nessas próximas safras, erros precisam ser evitados. Alguns ficaram claros este ano. O primeiro deles é pagar arrendamentos completamente fora da realidade da atividade.

O outro é captar recursos a juros muito elevados. Esses dois erros vão minando a sobrevivência na atividade. Pois corrói grande parte do lucro que o produtor poderia ter. Feito isso, outra estratégia inteligente é preservar o caixa.
Se o custo capital está elevado no mundo inteiro, no Brasil continuará elevado. E o produtor rural tem que preservar a sua liquidez, a sua capacidade caixa para não ser obrigado a captar recursos com a taxa de juro que vai acabar com a sua rentabilidade. Precisamos entender que tudo vem do grão.

Tudo origina do grão. Tudo deriva do grão. É isso é verdade. A produtividade essencial em qualquer atividade, e principalmente no setor agro. Não conheço nenhuma atividade sustenta sem alta produtividade. Evitar arrendamentos elevados, evitar juros extorsivos preservar o caixa e focar em produtividade.

Para quem tem décadas no setor, tenho certeza que pensou o seguinte: “o meu pai já me falava isso anos atrás”. Pois bem, o tempo passa, o tempo voa, mas momentos críticos, momentos desafiadores, os conselhos dos anciões sábios sempre são os melhores conselhos. Uma forte recomendação que dou aos meus amigos: Sempre tenha proximidade com um ancião sábio.

Em momentos de grandes dúvidas, de grandes incertezas, ele saberá como lhe orientar. Depois de uma certa idade, a vaidade, a necessidade de sucesso dão espaço à sapiência. E aí você estará pronto para distribuir seu conhecimento. Lembre-se: Alimento é agronegócio.


Compartilhe